Dom Rock Ciência & Negócios
Os avanços na tecnologia de inteligência artificial generativa, como ilustrado pela rápida adesão de 100 milhões de usuários ao ChatGPT da OpenAI, são um marco no campo tecnológico. Esta tecnologia, conhecida como Modelo de Linguagem de Grande Escala (LLM), não apenas estabelece um novo paradigma, mas também abre caminhos para novas possibilidades. A integração desta tecnologia em processos de tomada de decisão baseados em dados ressalta sua importância e seu potencial no mundo empresarial.
Um estudo foi conduzido desenvolvendo uma prova de conceito para alcançar o Nível 3 de Prontidão Tecnológica de Software (STRL), empregando IA generativa e dados organizacionais modelados como uma base de conhecimento acessível através da técnica de Geração com Recuperação de Dados (RAG).
Os objetivos eram:
Testar a capacidade de fornecer respostas rápidas e precisas em português do Brasil usando linguagem natural;
Ampliar capacidades analíticas para insights e decisões;
Verificar a confiabilidade dos modelos LLM na produção de respostas e reduzir o risco de respostas errôneas.
Foram utilizados dados reais de uma organização, incluindo comentários de clientes, descrições de produtos, avaliações e recomendações de compra, totalizando 40 mil registros.
A metodologia abrangeu:
Análise dos princípios básicos;
Design de aplicação e casos de uso;
Carregamento de dados;
Automação e modelagem de dados em grafos;
Criação de vetores indexados ("embedding");
Desenvolvimento de agentes autônomos em Python com bibliotecas de código aberto e modelos LLM (gpt-3.5, gpt-3.5-turbo, gpt-4), com uma abordagem de "raciocínio e ação";
Desenvolvimento de ferramentas para conversão dinâmica de consultas em comandos para bancos de dados em grafos, usando a técnica "few-shot" e busca em bases de dados vetorizadas;
Construção de interfaces conversacionais para interação em linguagem natural;
Testes com perguntas naturais para avaliar a eficácia dos agentes autônomos em formular planos de ação e fornecer respostas.
Os resultados com o modelo "gpt-4" destacaram-se:
pela estabilidade nas respostas, mantendo coerência mesmo com variações nas perguntas;
assertividade alinhada aos contextos de negócios;
redução do risco de alucinações;
e simulação efetiva de cenários empresariais reais.
Conclui-se que o uso de inteligência artificial generativa, especialmente com modelos avançados como o "gpt-4" e técnicas como RAG, representam um avanço importante para expandir as fronteiras analíticas para tomada de decisões. Essa abordagem, muda o atual paradigma de produção de indicadores-chave estruturados e numéricos para um novo paradigma analítico de contexto, dinâmico e, portanto, de soluções inteligentes; - baseados em linguagem natural, e eficazes para os desafios empresariais contemporâneos.
Palavras-chave: IA Generativa; Base de conhecimento; LLM; RAG; Tomada de decisões.
Este resumo é fruto do trabalho de P&D da equipe Dom Rock e foi apresentado e publicado em Science & Business Connection: Anais do Congresso Científico e Tecnológico https://www.even3.com.br/anais/2-science-business-connection-407088/809304-uso-da-ia-generativa-como-apoio-em-tomada-de-decisoes/
Commentaires